As vantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Residencial no Brasil

Por certo você já leu e ouviu algo sobre a energia solar. O assunto foi e é muito discutido pela crescente preocupação que se há com o meio ambiente. Essa preocupação surgiu pela necessidade de se preservar o meio ambiente, porque os efeitos da poluição, por exemplo, começaram a afetar diretamente as pessoas.

Efeitos da Energia Fóssil

Viu-se que doenças respiratórias estavam surgindo por causa da poluição do ar, causada pela queima de combustível fóssil, o aumento da temperatura em escala mundial em consequência do aquecimento global, que afeta todo o meio ambiente, desde plantas até animais marinhos.

O uso de energias renováveis então tomou um lugar grande nas discussões, pois nós somos muito dependentes delas, todas as atividades, em menor ou maior grau, precisam de uma fonte de energia.

Energia Solar Fotovoltaica para Pessoas Física

Vários estudos foram realizados e ótimos resultados obtidos, um deles foi o uso da energia do sol que, chamada de renovável, logo foi adotada por empresas e aos poucos, com o aperfeiçoamento da tecnologia, também por pequenas e médias empresas e até em uso residencial.

Porém, a troca da energia elétrica pela da luz solar, captada por placas fotovoltaicas, não foi adotada só pelo aumento da preocupação com o meio ambiente, porque embora se estimule a consciência ambiental responsável — até o papa fez uma encíclica, chamada Laudato Si, sobre isso! — algumas pessoas não podem investir sem resultados visíveis.

Por isso, destaco a seguir motivos para que se implemente a energia solar em casa.

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

“diferentemente de outras fontes de energia, ela [energia solar fotovoltaica] pode ser empregada em praticamente todo o território nacional, em áreas rurais e urbanas”

Com esse trecho, partimos para as vantagens da energia solar:

  • A energia solar pode ser em todas as regiões do país: o destaque do livro Energia Solar Fotovoltaica, de Marcelo Gradella Villalva, apresenta várias vantagens da energia solar no Brasil, mas a primeira delas é esta: abrangência nacional.

Ou seja, independentemente de onde você esteja de certo a instalação das placas fotovoltaicas será possível. O Brasil faz parte dos países com maior índice de radiação solar no mundo. Isso é uma grande vantagem para nós.

  • Adeus à interrupção de luz: uma vantagem e tanto é que você não dependerá mais da concessionária de energia para ter luz em casa, sendo assim, mesmo que seu município sofra um apagão, você terá energia em casa.
  • Não usa combustível: você não precisa se preocupar em abastecer as placas de captação de energia, elas são autossuficientes.
  • É silenciosa: a geração de energia pela luz do sol é totalmente silenciosa, ou seja, nenhuma atividade da casa, que requer silêncio, será afetada.
  • É resistente e quase não precisa de manutenção: você fará menos manutenção nas placas do que fará no seu ar condicionado. Elas não têm peças móveis e possui grande resistência, inclusive contra granizo, vento, umidade e altas temperaturas.
  • Gera energia mesmo em dias nublados: às vezes surge esta dúvida: e se o dia estiver nublado, será que vou ficar sem energia? A resposta é não. Além de possuir baterias que armazenam para o uso a noite, mesmo em dias nublados as placas absorvem radiação.
  • Pode aumentar a produção: se por acaso for preciso aumentar a produção de energia, é possível instalar novos módulos sem complicação.
  • Dê adeus a conta de luz: esqueça a fatura de conta de luz no fim do mês, com a energia solar você não pagará mais as contas mensais para concessionárias de energia, porque o Sol é de todo mundo. Você ainda estará sujeito à taxa de iluminação pública, que dependem de cada prefeitura. Além disso, há o custo de disponibilidade ou taxa mínima de energia* que é cobrado pela concessionária por estar disponibilizando a energia para sua casa, mesmo que você não use. Mas a isso pode ser resolvido com a vantagem seguinte.
  • Venda de energia excedente: olha só essa vantagem! Se você produzir mais energia do que precisa, pode, se quiser, vender para a concessionária de luz da sua região. Isso mesmo, além de não pagar mais conta de luz, você poderá vender o que sobrar.

Agora, vamos às desvantagens da energia solar fotovoltaica:

  • Custo de aquisição alto: as peças usadas nas placas fotovoltaicas requerem alta tecnologia, por isso, o preço para compra do equipamento requer um investimento inicial alto.

Contudo, essa desvantagem é minimizada pela consciência ambiental por parte do estado brasileiro. Falamos sobre isso a seguir.

Financiamento do BNDES para Energia Solar Residencial

Financiamento do BNDES para Energia Solar Residencial

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) liberou uma linha de crédito para que pessoas físicas possam superar a desvantagem do custo de instalação da energia solar e comecem a usar nas suas casas.

A linha de crédito se chama Fundo Clima e financia até 80% dos itens com prazo de amortização de 144 meses, ou seja, mais de 10 anos.

O investimento traz muitos benefícios como listamos acima, por exemplo, a própria ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) instalou painéis solares e obteve uma economia de 33% na conta de luz do mês.

Então, se você quer aproveitar todos esses benefícios na sua casa, saiba que é possível, além disso, você estará contribuindo para preservação do meio ambiente.

E então, gostou? Compartilhe essas informações com seus familiares e amigos para que todos possam contribuir com a preservação da nossa casa comum, o planeta Terra.

* Regulado pela Resolução nº 414 de 2010, a taxa mínima apresenta valores diferentes: quando o padrão é monofásico, o consumidor paga uma taxa mínima equivalente a 30 kWh (quilowatts-hora); quando o padrão é bifásico, a taxa mínima é equivalente a 50 kWh; quando o padrão é trifásico, o custo de disponibilidade é equivalente a 100 kWh.

Categorias: Energia solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *